Poesia Sofrer de Gota

GOTA
(para um amigo que sofre de Gota)

Ao saber que meu amigo sofria de “gota”,
fiquei deveras curiosa.
Como será essa doença misteriosa?

Procurei o professor Aurélio
para saber quão sério era o problema.

Ele me respondeu de um jeito feio,
que “Gotha foi um avião alemão
usado para bombardeio”.

Sério, Aurélio?
Um avião do século passado
caiu no dedão do meu amigo do coração?
Que estrago!

Achei meio estranha aquela explicação
e resolvi então pesquisar mais um pouquinho.

Mais adiante estava escrito,
de um jeito bem mais bonito,
romântico, quase poético,
que gota era uma partícula de líquido
transparente em forma de esfera ou pêra.

Pêra?
Péra aí!
Todo esse tititi
por causa de uma gotícula ridícula no pé?
O que é uma gota para um oceano, mano véio?
Isso não pode causar tanto dano!

Os homens são mesmo fracos.
(vai vê que é por isso que Deus lhes deu saco).

O pai dos burros já perdendo a paciência
me disse que gota dolorida
é outra história bem mais comprida:

"É uma forma hereditária de artrite caracterizada por hiperuricemia
 e recidivas paroxísticas agudas que ocorre numa articulação periférica."

Tem dó, dotô!
Eu sô caipira, pira, porra!
Traduza esse troço, moço!

Perguntei ao oráculo da net
qual era a causa desse castigo
que caiu sobre meu amigo:

"Elevação do ácido úrico no sangue gerando depósito de cristais de monourato de sódio"

Ai carmaba! Meu amigo é um Minotauro!
E tão sovina que guarda até a urina
pra transformar em cristal!

Que mania de acumular riqueza!
Se gastasse tudo em cerveja
se livraria desse mal.

Disseram que:
"A crise inicial
duraria de 3 a 10 dias
e desapareceria completamente.
O paciente voltaria a levar vida normal
e esqueceria o tratamento,
até que num momento de distração,
Poderia ter outra crise
e o infeliz lembraria do que foi prescrito....”

Hummm.... Que bonito isso...
Parece definição de paixão.
Quando a dor passa a gente esquece,
até que acontece tudo de novo...
Amor e gota, entram num círculo vicioso.

Bom, por ora, desejo melhoras
ao meu amigo gotoso.
E espero que esse lero-lero
Não o tenha deixado nervoso.
(marilda)