XX ENCUENTRO INTERNACIONAL DE MUJERES POETAS




Agora é oficial e posso compartilhar essa boa notícia com os amigos e familiares: Fui convidada para representar o Brasil no XX Encontro Internacional de Mulheres Poetas no País das Nuvens - México. 

Recebi o convite e a confirmação do órgão organizador no início desta semana e estou providenciando o que me foi solicitado.

Sei que alguns astros da Via Láctea estão Bilacquiando: “Ora (direis)”, por que a Marildinha? Nem brilhante é. “E eu vos direi, no entanto,” usando palavras da poetamiga Helena Kolody: “Deus dá a todos uma estrela. Uns fazem da estrela um sol. Outros, nem conseguem vê-la”.

O XX Encontro Internacional de Mulheres Poetas de 2012 se realizará de 6 a 13 de Novembro. É presidido pelo poeta Emílio Fuego, do Centro de Estudos da cultura Mixteca, e tem a coordenação e apoio do Consejo Nacional para la Cultura y las Artes (CONACULTA), da Secretaría de las Culturas y Artes del Gobierno de Oaxaca (SECULTA), do Instituto Nacional de Bellas Artes (INAH), da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), dos Governos Municipais e comunidades indígenas da região Mixteca do estado de Oaxaca e de maneira muito especial, das famílias que há 20 anos recebem em suas casas, as poetas contemporâneas do mundo selecionadas para esse intercâmbio cultural.

A parte principal do festival será em Oaxaca, mas, acontecerão recitais, palestras e apresentações em escolas, universidades, teatros, praças e igrejas de outras regiões também, culminando com um grande recital no magnífico Palácio Nacional de Belas Artes, na cidade do México. Lá mesmo, onde estão os famosos painéis do Diego Rivera, no mesmo palco onde se apresentaram ícones mundiais como Maria Callas, Pavarotti e onde aconteceu o funeral da Frida Kahlo. Arrepiante!

Essa é a segunda vez que tenho o privilégio de participar desses encontros no México e a quarta vez que represento o país em eventos de poesia (Portugal, Nicarágua e México).


VIVA A POESIA!


Carnaval da Poesia - Nicarágua


Eu declamando no "poetamóvel", em Granada